CRP 06/ 200780
R. Maranhão, 620 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01240-001

Terapia para Ansiedade
Sobre a Ansiedade
A ansiedade é uma reação natural do organismo a eventos estressantes que nos deparamos durante a vida e nos ajuda a perceber quando estamos passando por problemas. Contudo, para algumas pessoas, essa reação supostamente benéfica se torna tão persistente e/ou intensa que gera problemas de qualidade de vida.
Os transtornos de ansiedade são comuns, e afetam milhões de pessoas, podendo ser generalizados ou específicos. Podem se manifestar em reações fisiológicas, como taquicardia, tensão muscular ou falta de ar, e com reações psicológicas, como preocupação excessiva, medo intenso, dificuldade de concentração, entre outros.
Ansiedade: Causas e Sintomas
A depressão e ansiedade frequentemente vem juntas, no que chamamos de comorbidade – saiba mais sobre a ansiedade aqui!
Viver com ansiedade significa enfrentar preocupações constantes ou desproporcionais, muitas vezes irracionais, sobre eventos futuros ou situações do cotidiano. É comum, devido a ativação do sistema nervoso central, que as pessoas se sintam constantemente alertas, como se buscassem por ameaças mesmo quando não há perigo real.
O estado de alerta e as preocupações excessivas muitas vezes se demonstram também como disfunções do sono, dificuldade em relaxar, resultando em exaustão e irritabilidade, dificultando relações interpessoais. Além disso, é comum que se estabeleçam padrões de comportamento de esquiva, que levam a perda de oportunidades pessoais, sociais ou profissionais.
Com o tempo, esses padrões podem se enrijecer, sendo difícil de quebrar o ciclo. A ansiedade interfere tanto na vida emocional, como interpessoal, e pode se apresentar de formas mais amenas até casos mais graves como a síndrome do pânico. Essas manifestações impactam significativamente a vida, mas você não precisa enfrentá-las sozinho – existe ajuda.
Como a Terapia Comportamental Pode Ajudar
O processo terapêutico inicia com o auto-conhecimento. Na terapia buscamos entender alguns aspectos principais:
1. Qual a sua função? Ela tem algum propósito ou esta acontecendo de forma patológica?
2. Quais os gatilhos? Existem eventos específicos que desencadeiam os sintomas?
Como a ansiedade pode se apresentar de varias formas, essas perguntas podem nos ajudar a determinar qual dos tipos abaixo é determinante.
Ansiedade Generalizada
A Ansiedade Generalizada é um transtorno no qual a ansiedade é tão constante que não aparenta ter um gatilho facilmente identificável. As pessoas que tem Ansiedade Generalizada sentem que sempre precisam fazer (ou não fazer) algo para evitar que as coisas deem errado.
Ansiedade Social
Essa ansiedade se espessa no medo intenso de interações sociais. A pessoa pode se sentir que esta constantemente sendo avaliada no que esta fazendo ou pensando e frequentemente sentem desconforto em espaços públicos.
Ansiedade de Desempenho
Assim como a Ansiedade Social, também esta relacionada com desconforto diante de avaliação que fazem de nos. Mas a ansiedade se torna mais proeminente em relação a performance em uma atividade, podendo ser do trabalho, estudos, relações sexuais etc.
Outros Tipos de Ansiedade
Nossas emoções são predominantemente apreendidas. Nossa relação com a ansiedade depende da nossa historia de vida e de como interagimos com ela. Podem variar de casos mais complexos como a Síndrome do Panico para preocupações recorrentes sobre relacionamentos ou atividades. Independentemente do contexto, se a ansiedade consome muita energia ou te afasta das coisas que você gostaria de fazer, ela vira um problema e vale a pena enfreta-la.
Dito isso, durante a terapia iremos trabalhar os sintomas físicos por meio de técnicas cientificamente comprovadas e
desenvolver um repertório que lhe permita enfrentar situações desafiadoras sem evitá-las. Ao mesmo tempo, procuraremos identificar quais os gatilhos do ambiente, as formas de lidar com eles de forma saudável e ressignificar as situações estressantes.
Como a ansiedade e uma reação natural o objetivo não e terminar a ansiedade mas avalia-la criticamente, compreendendo suas origens e quais as melhores formas de trata-la.
Voce ou alguém próximo a voce tem sofrido com ansiedade? Entre em contato, estou disposto para conversar! Ou saiba mais sobre meu método de psicoterapia aqui.